Alguns dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro já se preparam
para receber os eventos esportivos que ocorrerão em alguns anos. O Morro da Urca, na Zona Sul do cidade, onde fica o segundo bonde mais antigo do Rio – o Bondinho do Pão de Açúcar –, terá, em 2013, um novo anfiteatro, orçado em R$ 50 milhões.
Segundo a diretora da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Maria Ercilia Leite de Castro, responsável pela operação do equipamento, já começou o planejamento para o novo anfiteatro. “Ainda estudamos a melhor forma para financiar este projeto. Em 2011 deveremos iniciar as obras, que ficarão concluídas, se tudo ocorrer bem, até o fim de 2013”, afirma.
Arcos da Lapa |
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que quanto mais a cidade for qualificada, melhor. “Fico feliz em ver que a iniciativa privada, responsável por esses equipamentos, está com grandes projetos. A Marina da Glória, por exemplo, está sendo revitalizada pela EBX, do empresário Eike Batista”, lembra.
Outro projeto que já está pronto, inaugurado em 22 de março, é o Espaço Baía de Guanabara (EBG), também no Morro da Urca. O local conta agora com restaurantes, lojas e quiosques, e tem capacidade para 360 pessoas. “Foi pensando no público que mora no Rio e não conhece o Morro da Urca que resolvemos criar este espaço, que reproduz o piso do calçadão de Copacabana e tem projeto de paisagismo executado pelo escritório Burle Marx e iluminação de Peter Gasper.”
O objetivo, segundo ela, é levar os cariocas para tomar café da manhã, almoçar, jantar ou aproveitar um fim de tarde agradável.
CORCOVADO. Eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, o ponto turístico mais visitado do Brasil, o Cristo Redentor, ganhou câmeras que transmitem eventos e missas em tempo real via internet. A estátua passou por uma reforma de R$ 7 milhões patrocinada pela Vale. A entrada para o Cristo também deverá passar por reformas, que deverão custar R$ 15 milhões.
Segundo o diretor do Parque Nacional da Tijuca, Bernardo Issa, o projeto irá dar conforto aos visitantes na parte alta do Corcovado. “Esta obra será muito importante, pois ela ampliará a área de embarque e desembarque. É um trabalho de requalificação da área de visitantes”, afirma Issa.
ORLA. Saindo das alturas, descendo ao nível do mar, a orla do Rio de Janeiro também está em transformação. A empresa Orla Rio, concessionária desde 1999 dos quiosques da cidade, lançou em 2005 um projeto de novos quiosques, que começou em Copacabana. Segundo o vice-presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto, empresas parceiras como: Nestlé, Coca Cola, Souza Cruz e Ambev acreditam no projeto. “Não usamos nenhum dinheiro público. Esse projeto é financiado totalmente com recursos privados”, explica.
Segundo ele, os novos quiosques têm tecnologia de ponta. “Informaremos por meio de um televisor a temperatura da água, onde estão as melhores ondas, onde o mar está impróprio. Contaremos também com um sistema de localização de crianças perdidas. Será um canal de utilidade pública”, afirma. “Até meados de janeiro de 2011 a novidade já estará em todos os novos quiosques”, adianta.
Barreto disse que para o projeto dos televisores, a Orla Rio criou, juntamente com esta emissora de televisão, uma nova empresa: a Orla TV. “Estamos revitalizando a orla para receber os eventos esportivos. Queremos transformar os quiosques numa unidade de serviço.”
Mariana Carvalho.
Mariana Carvalho.
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