terça-feira, 23 de novembro de 2010

Obras revitalizadoras nos pontos turísticos do Rio



Alguns dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro já se preparam
para receber os eventos esportivos que ocorrerão em alguns anos. O Morro da Urca, na Zona Sul do cidade, onde fica o segundo bonde mais antigo do Rio – o Bondinho do Pão de Açúcar –, terá, em 2013, um novo anfiteatro, orçado em R$ 50 milhões.

Segundo a diretora da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Maria Ercilia Leite de Castro, responsável pela operação do equipamento, já começou o planejamento para o novo anfiteatro. “Ainda estudamos a melhor forma para financiar este projeto. Em 2011 deveremos iniciar as obras, que ficarão concluídas, se tudo ocorrer bem, até o fim de 2013”, afirma.
Arcos da Lapa
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que quanto mais a cidade for qualificada, melhor. “Fico feliz em ver que a iniciativa privada, responsável por esses equipamentos, está com grandes projetos. A Marina da Glória, por exemplo, está sendo revitalizada pela EBX, do empresário Eike Batista”, lembra.
Outro projeto que já está pronto, inaugurado em 22 de março, é o Espaço Baía de Guanabara (EBG), também no Morro da Urca. O local conta agora com restaurantes, lojas e quiosques, e tem capacidade para 360 pessoas. “Foi pensando no público que mora no Rio e não conhece o Morro da Urca que resolvemos criar este espaço, que reproduz o piso do calçadão de Copacabana e tem projeto de paisagismo executado pelo escritório Burle Marx e iluminação de Peter Gasper.”
O objetivo, segundo ela, é levar os cariocas para tomar café da manhã, almoçar, jantar ou aproveitar um fim de tarde agradável.

CORCOVADO. Eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, o ponto turístico mais visitado do Brasil, o Cristo Redentor, ganhou câmeras que transmitem eventos e missas em tempo real via internet. A estátua passou por uma reforma de R$ 7 milhões patrocinada pela Vale. A entrada para o Cristo também deverá passar por reformas, que deverão custar R$ 15 milhões.
Segundo o diretor do Parque Nacional da Tijuca, Bernardo Issa, o projeto irá dar conforto aos visitantes na parte alta do Corcovado. “Esta obra será muito importante, pois ela ampliará a área de embarque e desembarque. É um trabalho de requalificação da área de visitantes”, afirma Issa.

ORLA. Saindo das alturas, descendo ao nível do mar, a orla do Rio de Janeiro também está em transformação. A empresa Orla Rio, concessionária desde 1999 dos quiosques da cidade, lançou em 2005 um projeto de novos quiosques, que começou em Copacabana. Segundo o vice-presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto, empresas parceiras como: Nestlé, Coca Cola, Souza Cruz e Ambev acreditam no projeto. “Não usamos nenhum dinheiro público. Esse projeto é financiado totalmente com recursos privados”, explica.
Segundo ele, os novos quiosques têm tecnologia de ponta. “Informaremos por meio de um televisor a temperatura da água, onde estão as melhores ondas, onde o mar está impróprio. Contaremos também com um sistema de localização de crianças perdidas. Será um canal de utilidade pública”, afirma. “Até meados de janeiro de 2011 a novidade já estará em todos os novos quiosques”, adianta.
Barreto disse que para o projeto dos televisores, a Orla Rio criou, juntamente com esta emissora de televisão, uma nova empresa: a Orla TV. “Estamos revitalizando a orla para receber os eventos esportivos. Queremos transformar os quiosques numa unidade de serviço.”


Mariana Carvalho.

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