terça-feira, 23 de novembro de 2010

AquaRio pronto para deslanchar

Armazém que será destruido para a construção do AquaRio




As obras do Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio) começam até o final de dezembro, com conclusão prevista para agosto de 2012. Todas as licenças dos órgãos municipais e ambientais já foram obtidas, segundo o diretor-presidente do empreendimento, Marcelo Szpilman.
 O maior aquário marinho da América Latina ficará na zona portuária da cidade no antigo armazém frigorífico da Cibrazem. O investimento total será de R$ 110 milhões no projeto, que terá 27 mil metros quadrados de área construída, 12 mil animais marinhos de 400 diferentes espécies, em mais de 5 milhões de litros de água. 
O AquaRio vai reunir atrações para crianças e adultos, usando tecnologia inéditas no Brasil. No espaço vai funcionar também o Centro para Recuperação da Fauna Marinha, para abrigar animais que forem capturados na natureza ou de instituições que não tenham condições de mantê-los.
AquaRio
 Szpilman destaca que a cidade precisava de um espaço como este que reúne lazer, cultura e cuidado ambiental. “O cuidado com o meio ambiente e com a sustentabilidade vai estar presente em todos os momentos desde o início das obras”, conta Szpilman. “Podemos definir o AquaRio como um depositário de biodiversidade que vai funcionar como uma locomotiva para a revitalização da zona Portuária”.
 O diretor da Kreimer Engenharia, Roberto Kreimer, explica que a empresa é general contractor do projeto, sendo responsável por garantir que a obra seja executada dentro do tempo e orçamento previstos. Kreimer ressaltou que a zona portuária será uma das regiões mais importantes da cidade.
Para ele, o prefeito Eduardo Paes e sua equipe realizaram um trabalho impecável para a concretização do projeto Porto Maravilha. “O AquaRio agora está em fase de detalhamento do projeto executivo, para depois começarem as obras”.
 Diversas opções de entretenimento estão previstas no projeto, como um complexo que reproduz os biomas da Amazônia e do Pantanal, um museu marinho, um centro de convenções, restaurante e lojas. 
O AquaRio terá ainda exposições permanentes e temporárias sobre temas relacionados ao ambiente marinho e aquático, que irão agregar mais conhecimento ao visitante e garantir a preservação de acervos e coleções científicas.
 No espaço do aquário será criado também um departamento de educação, que promoverá programas, eventos, festivais e cursos relacionados à educação ambiental, e um departamento de pesquisa, que, a partir do manejo e manutenção de animais em cativeiro, realizará estudos científicos nas áreas de biologia marinha e oceanografia, em parceria com universidades e centros de pesquisa. 


Luan Seixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário